Configurar o proxy no navegador
Este artigo tem como objetivo instruir a configuração do proxy nos navegadores Internet Explorer, Google Chrome e Mozilla Firefox.
Primeiramente você precisa saber o endereço do servidor proxy. Pergunte ao responsável pelo servidor proxy para saber o endereço e porta. Se o servidor é da Honos, a porta é a 3128 e o endereço do proxy é o mesmo do gateway do seu computador (clique aqui para descobrir o gateway - ou entre em contato conosco).
Com o endereço e porta conhecidos, siga os passos abaixo.
Internet Explorer / Google Chrome
O IE e o Chrome utilizam a mesma configuração de proxy, que pode ser acessada por ambos os navegadores. Ou seja, configurando em um deles, os dois utilizarão a mesma configuração.
Siga os passos:
-
Abra o Executar com o atalho de teclado (apertando as teclas ao mesmo tempo) <Super> + R (super é aquela tecla entre o Ctrl e o Alt com o símbolo do Windows)
-
Em “Abrir:”, digite: inetcpl.cpl e clique em Ok
-
Em Propriedades de Internet, entre na aba Conexões
-
Na aba Conexões das Propriedades de Internet, clique em Configurações da LAN;
-
Desmarque as opções Detectar automaticamente as configurações e Usar script de configuração automática;
-
Marque as opções Usar um servidor proxy para a rede local (estas configurações não se aplicam a conexões discadas ou VPN) e Não usar servidor proxy para endereços locais;
-
Digite em Endereço o IP do servidor proxy e a Porta (normalmente 3128);
-
Clique em Ok e novamente em Ok.
Firefox
O Firefox utiliza uma configuração própria de proxy, não interferindo nos outros navegadores e não recebendo interferência dos mesmos. Para configurar, siga os passos: